top of page

Grupo My Site 7

Público·54 miembros

Tenho pensado bastante sobre como preservar a memória histórica das comunidades africanas em Portugal, porque muita coisa acaba por ficar apenas dentro das famílias e não chega às gerações seguintes. Na vossa opinião, o que funciona melhor: guardar histórias e fotografias em arquivos, falar com pessoas mais velhas, organizar eventos culturais ou simplesmente incentivar mais gente a escrever sobre essas experiências?

7 vistas

Acho que é uma combinação de várias coisas. Os documentos e fotografias são importantes, claro, mas uma entrevista com alguém da família pode revelar detalhes que nunca aparecem num arquivo oficial. Eu, por exemplo, já ouvi histórias de familiares sobre a chegada a Portugal e sobre os primeiros trabalhos que tiveram aqui que não estão registadas em lado nenhum. São pequenas memórias, às vezes até coisas muito simples, como nomes de ruas, receitas, músicas ou expressões usadas em casa, mas ajudam a perceber como era realmente a vida naquela época. Também acho interessante acompanhar projetos que dão espaço a essas narrativas, como https://afrolispt.com/, porque permitem conhecer experiências diferentes e ajudam a manter essas histórias em circulação. Se cada pessoa guardasse pelo menos algumas fotografias identificadas, datas aproximadas e relatos dos familiares mais velhos, já seria uma forma concreta de evitar que tudo se perdesse com o tempo.

bottom of page